Viagem ao japão Cultura

Cultura

Cerimônia do Chá

tea

A cerimônia do chá japonesa é uma atividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó é preparado cerimonialmente e servido aos convidados.

O matcha é feito da planta chamada chá, camellia sinensis. Os encontros de chanoyu são chamados chakai (encontro para chá) ou chaji (assuntos do chá).

Normalmente o termo chakai refere–se a um evento relativamente simples no qual se oferecem doces típicos, usucha (chá suave), e talvez tenshin (um aperitivo); já chaji refere–se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional kaiseki) e koicha (chá forte).

Um chaji completo pode durar até quatro horas.

tea

O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma ampla gama de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos – além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena.

Assim, o estudo de cerimônia do chá praticamente nunca termina.

Mesmo para participar como convidado em uma cerimônia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré–definidos, a maneira apropriada de portar–se na sala de chá, e como servir–se de chá e doces.